Ao se congratular com a população de Adustina, pela passagem dos 35 anos de emancipação, neste 5 de abril, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) destacou a importância histórica e cultural do município.
Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele contou que a história de Adustina remonta a 1857, quando fazendeiros e agricultores começaram a povoar o local, que cresceu ao longo dos anos. “Em 1938, foi elevado a distrito com o nome de Bonfim do Coité, tornando-se município oficialmente em 5 de abril de 1989. Este marco histórico é motivo de orgulho para seus mais de 14 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2022”, pontuou ele.
No documento, Coronel Filho lembrou ainda que Adustina é conhecida como a “terra do feijão”, se destacando como um dos maiores produtores do grão na região. “As lavouras de feijão contribuem significativamente para a economia local e para a identidade cultural do município”, explicou o parlamentar.
Ao concluir a moção, o parlamentar ressaltou a importância deste reconhecimento em homenagem à cidade de Adustina e seu povo, “cuja dedicação e contribuição para o desenvolvimento merecem ser destacadas e celebradas”. Ele também pediu que a moção seja levada ao conhecimento da prefeitura de Adustina e à Câmara Municipal de Vereadores, “para que todos os cidadãos possam compartilhar deste momento de celebração”.
FONTE: ALBA