O município de Arataca tem suas raízes fincadas na tradição do cultivo de cacau em cabruca, um sistema agroflorestal que preserva a biodiversidade ao se associar a áreas de Mata Atlântica nativa. Essa característica foi lembrada pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD), ao parabenizar a população do município que, neste dia 9 de maio, comemora 39 anos de emancipação política.

Além de sua importância histórica e cultural, afirmou Coronel Filho na moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Arataca também se destaca por seus atrativos naturais, como o Parque Nacional Serra das Lontras, que abrange mais de 11 mil hectares “e encanta visitantes com sua diversidade de fauna e flora”.

Desmembrado da cidade de Una em sua emancipação, Arataca tem hoje uma população estimada em mais de 10 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2021, mas já abrigou cerca de 18 mil moradores na época áurea do Estado. Ao finalizar a moção, Coronel Filho expressou seu reconhecimento e gratidão ao povo de Arataca “pelos 39 anos de dedicação à construção e ao desenvolvimento de seu município”.

Fonte: ALBA