O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações em que saúda o povo do município de Santa Bárbara, que festeja o aniversário de emancipação política e administrativa neste sábado (14). A cidade comemora 63 de fundação.

No documento, o parlamentar destacou a história de formação do município localizado atualmente no Território de Identidade do Portal do Sertão. “Na primeira metade do século XIX, a região era ocupada por colonizadores portugueses que estabeleceram fazendas de gado. Era um povoado de Feira de Santana com o nome de Freguesia de Santa Bárbara em 1833 e, posteriormente, foi elevado a distrito. Em 1943, num movimento de Getúlio Vargas, várias cidades foram eliminadas. Como havia muitas com o mesmo nome, a localidade passou-se a se chamar de Pacatu, uma referência a uma corrida de cavalos que ocorria por lá. Porém, a comunidade não gostou e decidiu então permanecer com Santa Bárbara”, descreveu Angelo Coronel Filho.

O desmembramento de Feira de Santana ocorreu em 1961, quando o distrito foi elevado a município. Atualmente, Santa Bárbara possui cerca de 21 mil habitantes, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em estimativa divulgada neste ano de 2024.

“Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Santa Bárbara e ao seu povo pela passagem dos seus 63 anos de fundação. Em oportuno, solicito ainda que seja dado conhecimento desta moção à Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e à Câmara Municipal de Vereadores, fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram”, enfatizou o legislador em sua moção.

Fonte: ALBA