A Polícia Militar da Bahia, criada em 17 de fevereiro de 1825, completou nesta segunda-feira (17) 200 anos de existência. Com fundamento no Regimento Interno da Casa Legislativa, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) registrou uma moção de aplausos em comemoração ao bicentenário da corporação.
Criada por decreto do Imperador Dom Pedro I, a Polícia Militar da Bahia tem origem no Corpo da Polícia da Província da Bahia. Na época, sob o comando do major Manoel Joaquim Pinto Paca, começou com 238 homens no Mosteiro de São Bento. O parlamentar escreve que a missão da PM “era restabelecer a ordem e combater insurgências, especialmente na capital Salvador, palco de constantes revoltas”.
O legislador lembra que ao longo do seu bicentenário e atualmente com mais de 33 mil homens e mulheres, a Polícia Militar da Bahia “constrói a sua história com honra, garra, determinação e força, prestando relevantes serviços para todos os baianos e baianas, turistas e representantes oficiais”.
Ele considera também que a PMBA é “a nossa linha de frente, o nosso escudo, a nossa proteção, a nossa garantia de dias e noites tranquilos e ordeiros. Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem com esta moção de aplausos pelos 200 anos da Polícia Militar da Bahia”.
Fonte: ALBA