O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) destacou, em moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a passagem do aniversário, no próximo dia 23 de outubro, de 303 anos de fundação de Nova Viçosa, cidade localizada no litoral e que tem, no seu território, os rios Marobá, Pau Alto e Peruípe. 

No documento, o parlamentar falou sobre a origem no município, localizado no Extremo Sul baiano, que, nos primórdios, era habitado pelos índios aimorés. O início do povoamento da região teve início em outubro de 1720, marco ressaltado pelo deputado, explicando ainda que seu nome se deu em razão do viço da vegetação da região.

“Além disso, divide, com Caravelas e Alcobaça, a Reserva Extrativista de Cassurubá, que protege os meios de vida e garantem a conservação dos recursos naturais renováveis. O município possui três distritos – Posto da Mata, Argôlo e Helvécia –, 54 escolas públicas e privadas e tem, segundo o último censo realizado na região, mais de 39 mil habitantes”, descreveu Angelo Coronel Filho.