O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) fez inserir na ata de trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) duas moções de congratulações parabenizando os municípios de Marcionílio Souza e Paulo Afonso pela passagem dos seus aniversários de fundação. As cidades completam, respectivamente, 63 e 67 anos nos dias 27 e 28 deste mês.
No documento relativo a Marcionílio Souza, o deputado explica que a cidade está situada no antigo território dos indígenas Maracás, que, a partir de meados do século XVII, foi adentrado por bandeirantes, ao subirem o rio Paraguaçu e tomarem o rumo da Serra Geral. “Anteriormente um distrito, denominado Tamburi, sua denominação foi alterada ao ser desmembrado do município de Maracás e elevado à categoria de município, passando então a se chamar Marcionílio Souza”, escreveu o parlamentar.
O novo nome foi, segundo Angelo Coronel Filho, uma homenagem a Marcionílio Antônio de Souza, um antigo tropeiro, depois convertido em coronel, chefe político do município de Maracás e região, durante o período da República Velha.
A respeito de Paulo Afonso, Angelo Coronel Filho conta que, com cerca de 119 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE e uma das maiores economias da Bahia, o município foi emancipado do município de Glória. Teve sua região habitada em meados do século XVIII por portugueses chefiados por Garcia d’Ávila, que lá chegaram devido à fartura de água. “Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo 3 léguas de comprimento por uma de largura. Ali iniciou a sua ocupação que foi se desenvolvendo ao longo dos anos”, disse o legislador.
Ele recordou ainda que, em 1948, o Governo Federal criou a Companhia Hidrelétrica de São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. “A usina é a primeira subterrânea instalada no país, com turbinas a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco”.
Ao final das moções, Angelo Coronel Filho saúda as populações das cidades aniversariantes e pede que seja dado conhecimento das homenagens às prefeituras e às câmaras municipais de Marcionílio Souza e Paulo Afonso, “fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram”.
Fonte: ALBA