O município de Cachoeira celebra, nesta quarta-feira (13), 187 anos de fundação. Para celebrar a passagem da data magna, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa.
O parlamentar relatou que o município se situa às margens do Rio Paraguaçu, estando distante cerca de 120 km de Salvador. No ano de 2019, prossegue o deputado, população da cidade era estimada em 33.470 habitantes. Ele destacou ainda que a história da localidade é iniciada em meados do século XVI, quando começou o desbravamento da região. “É uma das cidades baianas que mais preservaram sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do Estado. Um dos municípios mais charmosos da Bahia, Cachoeira foi, durante séculos, importante meio de comunicação entre o litoral e interior. Era a partir dele que notícias, pessoas e mercadorias circulavam entre a capital e o sertão”, afirmou.
De acordo com Angelo Coronel Filho, por volta do ano de 1531 Portugal enviou expedições com a incumbência de estimular o cultivo da cana-de-açúcar. Por possuir terras propícias a essa cultura, o Recôncavo da Bahia foi escolhido para a instalação dos primeiros engenhos. Em torno de um desses engenhos formou-se um povoado, depois transformado em freguesia, que no ano de 1693 foi elevado à categoria de vila, passando a chamar-se Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira. Paralelo ao seu desenvolvimento econômico, crescia também a importância política de Cachoeira, sendo palco das visitas ilustres de D. Pedro I, D. Pedro II, Princesa Isabel e Conde D’Eu. No ano de 1837, precisamente no dia 13 de março, a vila foi elevada à condição de cidade.
“É uma das cidades baianas que mais preservaram a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, tornando-se um dos municípios mais históricos da Bahia”, disse o deputado.
Por fim, ele lembrou que Cachoeira faz divisa com Conceição da Feira, Santo Amaro, Saubara, São Félix, Maragogipe, Governador Mangabeira e Muritiba.
Fonte: ALBA