A passagem do aniversário de 133 anos de fundação de São Félix, comemorado nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, foi destacada, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo deputado Ângelo Coronel Filho (PSD). Em moção de congratulações à população, o parlamentar contou que o desenvolvimento do município do Recôncavo baiano foi alavancado “pela indústria fumageira, com a instalação das fábricas de charutos, além do cultivo do dendê e um forte comércio de estivas, secos e molhados”.
No documento, o pessedista registrou a origem do então aldeamento, que, em 1534, tinha cerca de 20 palhoças habitadas por, mais ou menos, duas centenas de índios: “Sua história data do período da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, e inicia-se com o aldeamento dos índios Tupinambás”. Complementa que, como município do Recôncavo Baiano, surgiu durante a expansão da cana-de-açúcar, e possui uma história diretamente ligada às lutas pela independência do Brasil na Bahia.
“Suas ruas são uma demonstração viva da história, remetendo à época dos saveiros que transportavam produtos do campo para a capital através do Rio Paraguaçu”, escreveu Ângelo Coronel Filho, que solicitou à ALBA que dê conhecimento da homenagem à Prefeitura e à Câmara de Vereadores.
FONTE: PORTAL ALBA