O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações ao povo de Riacho de Santana, que comemora 147 anos de fundação nesta quarta-feira (13). No tributo, o legislador abordou, entre outros assuntos, a origem, aspectos econômicos e destaques do turismo do município.

Situado no território de identidade do Velho Chico, Riacho de Santana teve como primeiros habitantes os indígenas que habitavam a margem direita do Rio São Francisco – anotou o parlamentar. “Eles se caracterizavam por praticar a antropofagia, enfeitar-se com colares, penas e pinturas. Eram supersticiosos, apreciavam a música e tinham os seus dialetos próprios. Caçavam e pescavam, além de fabricar utensílios de madeira, cerâmica e pedras”, descreveu.

No documento, Angelo Coronel Filho ressaltou que a economia do município estava baseada, inicialmente, no cultivo do algodão e da agricultura de subsistência, tendo como principais culturas o milho, o feijão-de-corda, o feijão-branco, arroz e a mandioca. “Com o aumento populacional, a atividade agrícola ganha impulso e dinamismo, surgindo a necessidade de programar a produção para atender as necessidades de consumo da população urbana”, acrescentou.

Atualmente, relatou o legislador, o município tem como atrativos turísticos casarões centenários, a igreja matriz, diversas cachoeiras e barragens e a Casa do Famoso Antônio de Major e Família Xavier. “Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Riacho de Santana e ao seu povo, pela passagem dos seus 147 anos de fundação”, arrematou o deputado.

Fonte: ALBA