Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues que determine à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) a adoção de medidas necessárias para a realização do balizamento noturno através de iluminação na pista de pouso e decolagem no aeródromo de Monte Santo, município localizado no Território de Identidade do Sisal.

De acordo com o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, Monte Santo possui população estimada em mais de 47 mil habitantes. Na região, frisou o parlamentar, os aeroportos ou aeródromos com balizamento noturno mais próximos são os de Senhor do Bonfim, que fica a 110 quilômetros de distância, e o de Petrolina, em Pernambuco, que fica 271 quilômetros do município. “Os aeródromos (aeroportos e helipontos) precisam ser sinalizados durante o dia e à noite, dependendo de sua altura e localização, a fim de prevenir acidentes aéreos. Essa sinalização é chamada de balizamento, e ela pode ser diurna (através de pintura de solo e iluminações específicas) ou noturna (através de iluminações específicas)”, argumentou o legislador.

No documento, Angelo Coronel Filho ressaltou que o balizamento noturno, responsável por garantir a segurança de operações noturnas em helipontos e aeroportos, é feito com uso de luzes indicadoras dos limites da área de pouso e de quaisquer obstruções existentes ao redor dessa área. “Esse balizamento evita que as aeronaves se choquem com as construções. São usadas cores diferenciadas nas luzes para indicar aos pilotos o início da pista de pouso, o meio, a aproximação do final, e o local exato onde a pista termina”, detalhou o deputado.

Fonte: ALBA