O aniversário de 174 anos de fundação da cidade de Maragogipe, comemorado neste 8 de maio, foi lembrado pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD) em moção de congratulações inserida na Ata dos Trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Conforme explicou o parlamentar, no documento, a região do município de Maragogipe, localizado no Recôncavo baiano, era habitada pelos índios maragós, que na tradução seria “braços invencíveis”. Ele conta que os maragós, inteligentes, guerreiros e dedicados à pesca e caça, foram substituídos por exploradores que chegavam com suas embarcações, visando a extração de madeiras, plantação de mandioca e cana-de-açúcar, construindo engenhos e casas de farinha.

Segundo Angelo Coronel Filho, o lugar teve a sua fundação em 16 de Janeiro de 1557, sendo elevado a Vila São Bartolomeu de Maragogipe em 1724 e, depois, a cidade, em 8 de Maio de 1850, sendo nomeada pelo imperador Dom Pedro II de Maragogipe.

O município possui seis distritos, como apontou o legislador. São eles Maragogipe, Nagé, Coqueiros, Guaí, Guapira e São Roque do Paraguaçu. A população é de mais de 44 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE. Ele relatou ainda que Maragogipe apresenta excelentes condições para o turismo náutico e ecológico, possui cerca de 30 km de manguezais, traz uma forte tradição religiosa católica e do candomblé e tem o seu carnaval como patrimônio imaterial da Bahia.

“Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Maragogipe e ao seu povo, pela passagem dos seus 174 anos de fundação. Em oportuno, solicito ainda que seja dado conhecimento desta moção à Prefeitura Municipal de Maragogipe e à Câmara Municipal de Vereadores, fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram”, concluiu o deputado Angelo Coronel Filho.

Fonte: ALBA