O deputado Ângelo Coronel Filho (PSD) externou “imenso prazer” ao parabenizar o município de Itaparica pela passagem dos 192 anos de sua fundação, festejados nesta quarta-feira (25), em moção de aplausos registrada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ele solicitou à Casa que dê conhecimento da homenagem à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, “fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram”.
O parlamentar lembrou que a localidade – cujo nome, de origem Tupi, significa ‘cerca feita de pedras’, por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha – ganhou fama como balneário de repouso e de saúde, por suas praias e água mineral que jorra da Fonte da Bica. “Os primeiros registros sobre a Ilha de Itaparica deram-se no século XVI, habitada originalmente pelos índios tupinambás. Neste mesmo século, os jesuítas construíram uma capela, que se tornou importante marco histórico da região”, anotou.
O legislador trouxe ainda momentos de sua história, como o ataque por corsários ingleses em 1597, e a invasão, entre 1600 e 1647, por holandeses, que chegaram a construir o Forte de São Lourenço. “O conjunto histórico do município é reconhecido pelo IPHAN como um Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo formado pelas Igrejas de São Lourenço e Matriz do Santíssimo Sacramento, pela Capela Nossa Senhora de Bom Despacho, pelo Forte de São Lourenço, dentre outras”, disse Ângelo Coronel Filho.

FONTE: PORTAL ALBA