Com fundamento no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) registrou uma moção de congratulações à cidade de Araçás, pela passagem do aniversário de 35 anos de fundação, data magna que será celebrada neste dia 31 de janeiro.

No documento, o legislador explica que o município de Araçás, localizado no Litoral Norte e Agreste Baiano, tem a sua trajetória política e administrativa misturada com a história de Alagoinhas. Araçás era uma fazenda que pertencia ao capitão Manoel Dantas Novaes e ficava próxima ao povoado de Aranha, que era ligado à localidade de Subaúma por uma estrada no período imperial. O pessedista lembra que, em decorrência de uma epidemia, moradores sobreviventes procuraram novas terras com terreno arenoso para fazer um cemitério.

O parlamentar relata que o capitão Dantas Novaes doou 100 tarefas de terras para a construção do cemitério e de uma capelinha e descreve que, com a morte do proprietário, Araçás passou a fazer parte da freguesia de Alagoinhas. O desenvolvimento do município se deu a partir de dois barracões onde as feiras eram realizadas. Atualmente, de acordo com o último censo do IBGE realizado na região, a cidade conta com mais de 12 mil habitantes.

“Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Araçás e ao povo trabalhador deste município, emancipado em 31 de janeiro de 1989. Parabenizo toda a população e suas autoridades pelos 35 anos da conquista da liberdade”, encerrou o deputado Angelo Coronel Filho, solicitando à Mesa Diretora da Casa Legislativa que esta moção de congratulações seja do conhecimento da Prefeitura Municipal de Araçás e da Câmara Municipal de Vereadores.