O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, moções de congratulações pela passagem do aniversário de emancipação política e administrativa dos municípios de Aracatu e Pedrão. Ambos completam 63 anos de fundação no dia 12 de julho. O parlamentar solicitou à Casa que dê conhecimento das homenagens às respectivas prefeituras e câmaras de vereadores, fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram.

No documento referente a Pedrão, com população estimada em pouco mais de 6 mil habitantes, o parlamentar contou que a origem do município está ligada ao Frei José Maria do Sacramento Brayner, que, em 12 de Outubro de 1832, “dirigiu um regimento ao Conselho Interino da Cachoeira para oferecer os seus serviços à Pátria, daí passou a residir em Pedrão”. Frei Brayner – registrou o legislador – formou uma tropa com 39 voluntários, denominados Encourados de Pedrão, “todos, homens do campo, sendo dezenove casados e o restante solteiros, que abandonaram seus lares e famílias e seguiram para o campo de luta sob o comando do Frei José Brayner”.

Já no tributo a Aracatu, Coronel Filho descreveu que o município, que integra o Território de Identidade Sudoeste da Bahia, nasceu de uma localidade denominada “fazenda São Pedro”, propriedade do coronel Salustiano Rodrigues de Souza Machado. Anotou ainda seu crescimento, elevando-se primeiro a distrito de Brumado, assim como o significado do nome, “palavra de origem tupi que, de acordo com Eusébio de Souza, significa ‘vento ou rajada forte, ou aragem forte, ou vento que cheira’, porém pode assumir outros significados, como ‘bonança’, segundo descreveu Gonçalves Dias, ou ‘vento que vem do mar’, conforme define José de Alencar”.

Fonte: ALBA