O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações com o povo de Itamaraju, município que festeja o aniversário de 62 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira (5).

Localizado no Território de Identidade do Extremo-Sul da Bahia, Itamaraju teve suas terras habitadas inicialmente pelos indígenas Pataxós. Com a exploração de madeiras na região, nasceu um povoado chamado Dois Irmãos, nome dado em referência aos santos Cosme e Damião. “Mais tarde, este povoado passou a se chamar Vila de Escondido. Sua evolução veio através do comércio de jacarandá, do cacau e da pecuária”, explicou o legislador.

O nome Escondido surgiu durante a Guerra do Paraguai porque no local se esconderam alguns desertores. A principal rua do povoado tinha cerca de 150 casas e barracos. A localidade cresceu e fazia parte do município de Prado até se emancipar em outubro de 1961.

Atualmente, segundo o último censo demográfico realizado na região pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2022, a população do município é de aproximadamente 59,6 mil habitantes.