O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação ao Governo do Estado para que sejam realizadas melhorias em três rodovias que cortam o território do Extremo Sul baiano. O pedido – endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues e à Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) – alcança trechos da BA-489, ligação entre os municípios de Itamaraju e Prado; BA-001, ligando Prado a Caravelas; e a BA-290, de Alcobaça a Teixeira de Freitas.
O pessedista destacou, em sua justificação, Teixeira de Freitas como centro econômico da área, além de Caravelas, Prado e Alcobaça como cidades turísticas. “Prado, Caravelas, Alcobaça e Teixeira de Freitas são importantes cidades do extremo sul baiano, cidades desenvolvidas, turísticas, comerciais e que, as litorâneas, formam a Costa das Baleias. Portanto, recuperar estas importantes estradas baianas é de suma importância não somente para os moradores, como também para os turistas que por lá trafegam. Revitalizar as vias do extremo sul dará mais conforto, segurança e fomentar ainda mais o turismo e a agricultura familiar”, anotou.
Sobre a BA-489, o parlamentar descreveu-a como fundamental para o transporte e economia local, facilitando o acesso a mercados e serviços. Ele ressaltou que, embora a rodovia venha sendo asfaltada ao longo dos últimos anos, “após o rompimento da BR-101, sentido Teixeira de Freitas à Itamaraju, o fluxo de carretas pesadas, que usaram a cidade de Prado como alternativa, fez com que a BA-489 sofresse vários danos. Atualmente, a via está demasiadamente esburacada, causando transtornos e acidentes para os motoristas que trafegam pela BA, alguns, infelizmente, com vítimas fatais”.
O legislador também abordou a situação da BA-001, que corta o Extremo Sul até a Ilha de Itaparica. “O trecho do extremo sul, mais precisamente os 50 km que ligam o município de Caravelas até o município de Prado, passando pelo município de Alcobaça, também precisa de revitalização. A pista está com muitos buracos, um cenário que causa acidentes e transtornos para motoristas”, escreveu Angelo Coronel Filho.
Por fim, o deputado relatou que a BA-290, nos seus 57 km de extensão entre os municípios de Alcobaça e Teixeira de Freitas, também está na mesma situação descrita por ele sobre as outras duas estradas, “necessitando de revitalização por conta dos buracos causados pelo intenso tráfego de carretas e também pelo desgaste natural”.
Fonte: ALBA