Por meio de moções de congratulação protocoladas na Casa Legislativa, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) parabenizou Esplanada e Casa Nova, pela passagem do aniversário de fundação de ambos os municípios, que fazem 94 e 146 anos, nos dias 23 e 20 deste mês, respectivamente.
No documento, o parlamentar destacou a história de cada um dos municípios. Sobre Esplanada, localizado no litoral norte da Bahia, Coronel Filho lembrou o surgimento da cidade, com a sesmaria do Timbó, antiga vila de origem nas terras de João José de Oliveira Leite, o Barão de Timbó; os primeiros trilhos de ferrovias, a partir do fim do século XIX; a construção de um grande convento pelos frades capuchinhos; e a chegada de Antônio Conselheiro e seus seguidores à vila. Em 23 de junho de 1931, o Arraial de Esplanada foi convertido em cidade e atualmente, além da sede, possui os distritos de Palame e São José do Mocambo.
“Desde então, Esplanada vem progredindo a passos largos, sem, no entanto deixar de lado a sua principal característica que a fez conquistar tantos desbravadores: o clima acolhedor. Este, inclusive, como um dos motivos da permanência de vários visitantes, que se tornaram moradores. Hoje, conserva também o dom de receber bem todos que nela se aportam, dando-lhes condições de sobrevivência e uma vida tranquila”, elogiou o pessedista.
Ao parabenizar Casa Nova, que completa 146 anos de emancipação, Coronel Filho também ressaltou peculiaridades do município, pertencente à Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, e lembrou sua origem, na primeira metade do século 19, a partir da descoberta e comercialização de sal no território, com o nome original São José do Riacho de Casa Nova.
“Se situa às margens do Rio São Francisco e tem na produção do vinho como principal fonte de economia, sendo produzidas mais de um milhão de garrafas por ano. Teve também o maior rebanho de caprinos do estado em 2005 e tem, no turismo, uma outra fonte de renda para os habitantes, com as Dunas do Velho Chico e a Ilha dos Moisés como principais atrativos”, salientou.
Por fim, Angelo Coronel Filho solicitou que as moções cheguem ao conhecimento da prefeitura municipal e da Câmara de Vereadores dos dois municípios aniversariantes, “fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram”, concluiu.
Fonte: ALBA