O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) exaltou a história de Baixa Grande em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, em virtude da passagem do 140º aniversário de fundação do município, ocorrida em 17 de julho. O parlamentar pediu à Casa que desse ciência da homenagem à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores.
Conforme ressaltou o parlamentar, Baixa Grande surgiu ao redor de uma capela, às margens de uma estrada, em um local que servia de ponto de concentração de viajantes e suas tropas. Ainda segundo Coronel Filho, as terras eram de propriedade de Dona Ana Ribeiro Soares, uma senhora que ia mensalmente a Monte Alegre (atual Mairi) para pagar promessas a Nossa Senhora das Dores, de quem era devota.
“Na volta desta cansativa viagem, pararam em uma ‘baixa grande’ para descansar e almoçar. Já idosa, pediu a seu filho, Manoel Ribeiro Soares, que construísse uma capela no local. Com o tempo, feiras livres foram realizadas no entorno da igreja e casas foram levantadas”, contou o deputado.
Município localizado na Bacia do Jacuípe, Baixa Grande possui mais de 18 mil baixa-grandenses, segundo o último censo realizado. Localizado a 252 km da capital baiana no Piemonte da Chapada Diamantina, tem como principal acesso a Estrada do Feijão, a BA-052.
Fonte: ALBA