Ao lembrar a passagem do 71º aniversário de emancipação política de Antas, celebrado no dia 13 de agosto, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) destacou a história do município, localizado no nordeste baiano. Na moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o legislador afirmou que Antas é um exemplo de resistência e desenvolvimento na região.
“Fundada em 13 de agosto de 1953, Antas tem uma história rica, iniciada pelos índios quiriris, primeiros habitantes da região, que foram catequizados pelos padres da Companhia de Jesus”, contou Coronel Filho, no documento. “O nome do município é uma homenagem aos animais encontrados pelos primeiros moradores, as antas, que eram comuns na área”, acrescentou.
Segundo o deputado, com o passar dos anos, Antas consolidou-se como uma cidade de importância regional, tanto na saúde quanto no turismo religioso. “O distrito de Duas Serras, localizado a 7 quilômetros da cidade pela BA-352, e a Cruz da Serra do Anane, erguida no século XIX e reverenciada durante a Semana Santa, são símbolos da fé e da cultura local”. Além disso, o parlamentar frisou que Antas se destaca por seus mais de 15 povoados, “que refletem a diversidade e a riqueza de sua população”.
Para Coronel Filho, diante dos relevantes aspectos históricos e culturais apresentados, é justo e necessário prestar essa homenagem ao povo de Antas, reconhecendo a sua trajetória de 71 anos de lutas e conquistas. Ao concluir a moção, ele pediu que o documento seja encaminhado à prefeitura de Antas e à Câmara de Vereadores, “para que o reconhecimento desta Casa Legislativa chegue a todos os cidadãos que contribuem diariamente para o crescimento deste querido município”.
Fonte: ALBA