A cidade de Mairi, no interior da Bahia, foi destaque na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com a entrega de uma moção de congratulações pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD). A homenagem celebra os 128 anos de fundação do município, comemorados em 5 de agosto. A iniciativa busca reconhecer a importância histórica e a contribuição da cidade para o estado.
O pessedista anota, no documento, que a trajetória de Mairi teve início por volta de 1897, quando a região era conhecida como Arraial de São José das Pedras, cujo nome se originou de uma capela dedicada a São José, construída por desbravadores da família Marques, que se estabeleceram na área. “A devoção ao santo padroeiro, inclusive, é celebrada anualmente com a festa de São José de Mairi, uma das mais tradicionais da região”, lembrou.
Na moção, consta ainda que o desenvolvimento do arraial foi impulsionado pela chegada de imigrantes, que se dedicavam à agricultura e à pecuária. “A rica história de Mairi se confunde com a história do sertão baiano, marcada pela resiliência e o trabalho de seu povo”, disse Angelo Coronel Filho, registrando que a vila foi elevada à categoria de município, desmembrando-se de Jacobina, e sua denominação Mairi – que significa ‘Cidade das Pedras’ na língua indígena – oficializada. O parlamentar solicitou à Casa que dê conhecimento da homenagem à Prefeitura e à Câmara de Vereadores local, “fazendo assim chegar a todos aqueles que lá moram”.
Fonte: ALBA