Com fundamento no Regimento Interno, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) inseriu, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de congratulações à cidade de Capela do Alto Alegre, pela passagem de seu aniversário de 40 anos de fundação, data magna que será comemorada nesta quarta-feira, 19 de março de 2025.
Município localizado na Microrregião de Serrinha, Capela do Alto Alegre tem suas origens na “Fazenda Desabafo”, que se localiza na parte mais alta da cidade. Seu topônimo originou-se da junção de três elementos distintos: Capela, por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da propriedade; e Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.
O parlamentar conta que, no início de sua fundação, a cidade de Capela pertencia ao município de Riachão do Jacuípe. O desmembramento definitivo se deu através da Lei nº 4.409, de 19 de março de 1985. Capela do Alto Alegre tem como patrimônio material o modo de vida do povo, o parque da vaquejada, o artesanato e os edifícios antigos. Na cultura, sobressaem as cantigas de roda, a festa da colheita, o boi roubado, a festa do padroeiro Santo Antônio e o Rei de Moça.
“Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Capela do Alto Alegre e ao seu povo, nesses 40 anos de sua fundação”, concluiu o deputado Angelo Coronel Filho, solicitando que sua iniciativa seja divulgada para conhecimento da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, fazendo assim chegar a todos os 12.199 moradores da cidade, que fica 235 km distante da capital Salvador.
Fonte: ALBA