O aniversário de 183 anos de fundação da cidade de Irará, que será comemorado nesta terça-feira (27), foi lembrado pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com o parlamentar, a região do município, que fica na área de expansão metropolitana de Feira de Santana, localizado no Portal do Sertão, era habitada, no passado, pelos índios paiaiás.
Posteriormente, prossegue o legislador, suas terras foram exploradas pelos padres jesuítas, que chegaram pelo norte, onde hoje é o município de Água Fria.
Ele conta ainda que uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Purificação foi criada no local, em 1717. Segundo Coronel Filho, no 27 de maio de 1842, o município foi criado com o nome de Purificação dos Campos, tendo posteriormente mudado o nome da sede para Irará.
Angelo Coronel Filho diz também que a cidade, com 29 mil habitantes (último IBGE), é terra do goleiro pentacampeão Dida e do cantor e compositor Tom Zé.
“Pelos importantes motivos expostos, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Irará e ao seu povo, pela passagem dos seus 183 anos de fundação”, concluiu o deputado, solicitando que seja dado conhecimento da moção à Prefeitura Municipal de Irará e à Câmara Municipal de Vereadores.
Fonte: ALBA